Como chegar
|
Contactos

Apresentação

A Universidade Portucalense Infante D. Henrique é um estabelecimento de ensino superior cooperativo e de investigação científica cuja criação foi suportada legalmente através do Despacho n.º 122/86, de 28 de Junho sendo reconhecida a sua utilidade.

Em conformidade com esta determinação legal e sob a designação de Universidade Portucalense Infante D. Henrique, iniciou a 30 de Junho desse ano, as suas actividades e o início do funcionamento dos cursos em 16 de Outubro de 1986.

Esta instituição ministra diferentes cursos reconhecidos pela tutela, para o que conta com um corpo docente próprio habilitado e qualificado, distribuído por quatro Departamentos: Direito, Psicologia e Educação, Economia Gestão e Informática e Turismo Património e Cultura.

A UPT pretende afirmar-se como um paradigma no ensino superior pela oferta interdisciplinar inovadora, aproveitando as sinergias dos seus departamentos. Numa Europa cuja preocupação é a formação ao longo da vida, a UPT assume-se como uma Universidade de pais e filhos, contribuindo para que Portugal se torne numa economia baseada no conhecimento, competitiva e dinâmica, com mais e melhores empregos e coesão social.

A UPT disponibiliza um amplo e moderno campus, inserido no pólo Universitário da Asprela, reconhecido pelo seu elevado grau de inovação tecnológica, numa aposta que tem como objectivo proporcionar aos estudantes que a frequentam um ensino de qualidade. Os vários laboratórios informáticos disponíveis 24h por dia, complementados por uma rede Wireless no campus, facilitam o acesso à informação, favorecendo o desenvolvimento pessoal e científico do estudante e potenciando o ensino centrado no aluno, passando este a ser o actor principal que constrói conhecimento e adquire competências. Pelo campus há diversas áreas que, para além da Biblioteca, convidam à reflexão e ao estudo, bem como ao convívio, como a Livraria, os foruns, cantina, bares, esplanadas interiores e exteriores e parques de estacionamento.

Reitor 
Prof. Doutor Alfredo Rodrigues Marques


Seja bem-vindo à Universidade Portucalense! Este é um bom sítio para estar. Se procurar conhecer a UPT - se se interessar realmente pelos nosso propósitos e pelas nossas realizações - vai descobrir que esta é uma Universidade viva, determinada e séria. É uma universidade viva e determinada, que está a iniciar reformas consideráveis e promissoras. A pouco e pouco, com segurança, este sítio dará conta da confiança que temos nas nossas ideias e dos melhoramentos que procuramos fazer. Neste momento, há transformações em curso em todas as frentes – da oferta formativa aos métodos pedagógicos, da interação com a comunidade nortenha até à internacionalização em várias direções, da reorganização dos serviços existentes até à criação de novas unidades funcionais. Faremos tudo com a seriedade habitual. Já passaram pela Portucalense milhares de estudantes que encontraram aqui os meios técnicos para singrar na vida; e o número de estudantes aumentou no ano de 2010, mostrando a tradicional confiança na UPT. A Universidade Portucalense está a transformar-se para melhor, porque queremos celebrar muitas vezes mais 25 anos, acompanhados por todos os que constituem a rede UPT.

Brochura Institucional

 

Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
logo_competelogo_qrenlogo_uelogo_fct