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Participações do DEGI (2015-2017)

 

1.      Workshop Arduino IoT, 6-7 março 2017

Formadores: René Bakx e Gerard Elbers, Fontys University of Applied Sciences, Eindhoven, Holanda

Local de realização: Universidade Portucalense

Participantes: Alunos do 2º ano Informática

 

Descrição:

Na workshop Arduino IoT (Internet of Things) os alunos aprenderam a utilizar um Arduino como um dispositivo IoT. Foi utilizado o Arduino IDE (1.8.1) e o programa do curso consistiu em 2 módulos: (1) Arduino  base e avançado; (2) Arduino IoT. Durante a workshop, os alunos mediram e controlaram dispositivos localizados em locais geograficamente distantes no mundo.

Fotografias:

 

 

2.      International Project Fontys-UPT, fevereiro a junho 2017

Parceiros:

Participantes: Alunos do 3º ano dos cursos de Informática, GSI e Gestão

 

Descrição:

O projeto visa aplicar novas tendências ou desenvolvimentos na área de TI num negócio e desenvolver competências de empreendedorismo e trabalho cooperativo em equipas multidisciplinares e internacionais, envolvendo cerca de 70 alunos das 6 instituições parceiras.

O arranque do projeto foi feito em fevereiro de 2017 na Fontys University of Applied Sciences, Eindhoven, Holanda. Durante os 2 primeiros dias (16 e 17 fevereiro) as equipas (grupos 5 alunos) acompanhadas por docentes de ambas as instituições (UPT e Fontys) definaram o plano do projeto a desenvolver (objetivos e âmbito, responsabilidades, deliverables, calendarização, etc.). O 3º dia foi reservado a atividades de âmbito cultural.

Cada equipa trabalha à distância (online) para o desenvolvimento do projeto; é estimado no mínimo meio dia de trabalho por semana, durante 10 semanas, totalizando 5 dias de completos de trabalho por aluno.

O fecho do projeto envolverá 2 dias de trabalho, incluindo a apresentação final e será feito em junho de 2017 na 2ª instituição parceira (UPT). Será igualmente considerado um 3º dia para atividades de âmbito cultural.

 

3.      Workshop “Big Data Technologies”, 21-22 novembro 2016

Formador: Sander van Laar, Fontys University of Applied Sciences, Eindhoven, Holanda.

Local de realização: Universidade Portucalense

Participantes: Alunos do 3º ano do curso de Informática

 

Descrição:

Using Hadoop and Hive: how to store data in the Hive (SQL) datawarehouse: a hands-on experience

A Workshop foi dividida em 2 partes. A primeira parte consistiu numa introdução ao Big Data e à infraestrutura Hive de data warehouse construída em Hadoop. Na segunda parte os alunos utilizaram um datawarehouse construído em Hadoop/Hive e desenvolveram queries para responder a um conjunto de questões de negócio.

Fotografias:

 

 

4.      Workshop “User Experience Engineering: how to create a user interface properly”, 23 novembro 2016

Formador: Frenk Reemer, Fontys University of Applied Sciences, Eindhoven, Holanda

Local de realização: Universidade Portucalense

Participantes: Alunos do 2º e 3º anos do curso de Informática

 

Descrição:

Workshop em que foram discutidos os princípios e boas práticas da conceção do Human Computer Interface. Na segunda parte os alunos conceberam um interface para um site de uma biblioteca on-line.

Fotografias:

 

 

5.      Workshop Robótica, 18-19 outubro 2016

Formador: Michal Repka, VŠB Technical University of Ostrava, República Checa

Local de realização: Universidade Portucalense

Participantes: Alunos do 2º e 3º anos do curso de Informática

 

Descrição:

Os alunos trabalharam com robôs dos kits da linha educacional ROBOTIS e, em particular, com 3 modelos de veículos robôs. O hardware básico consistiu em controladores, atuadores, fios, peças mecânicas, sensores e baterias.

A programação dos robôs foi feita com o software RoboPlus v.1.1.3.0.  O curso intensivo de 2 dias foi dividido em três partes. A primeira parte visou a programação e teste de movimentos de robôs, sensores e controladores remotos. Na segunda parte, os alunos executaram as seguintes tarefas: adicionar um sensor de matriz de IR ao robô para fazê-lo seguir uma linha preta; trabalho num sistema de Adaptative Cruise Control para o veículo de robótica, semelhante ao que é usado nos automóveis atuais. Houve ainda uma "competição" de robôs onde os alunos compararam os seus resultados.

Fotografias:

 

 


 

 

6.      International BusIT week “Robots Programming – Will humans become obsolete?”, 18-22 abril 2016

Local de realização: Fontys University of Applied Sciences, Eindhoven, Netherlands

Participantes: Alunos do 3º ano do curso de Informática

 

Descrição:

O DEGI associou-se a uma rede de instituições de ensino superior europeias que asseguram a organização de programas de curta duração (BusIT weeks) sobre temáticas nas áreas de negócio e TI. Estes programas contam com a participação de alunos e professores de diferentes instituições europeias. O DEGI esteve representado na BusIT week “Will humans become obsolet?” que se realizou na Fontys University of Applied Sciences, Holanda, de 18 a 22 de abril.

O projeto visou a utilização e programação de robots NAO, utilizando a plataforma de software Choregraphe e a linguagem de programação Python, para o suporte de diferentes cenários de negócio, desde o atendimento e acompanhamento de clientes numa unidade hoteleira, um personal trainer, a um robot de entretenimento com funções de truques de magia.

Os alunos do curso de 1º ciclo em Informática Marcos Cunha, Jorge Carvalho, Francisco Marques, Gonçalo Vaz, Tiago Martins, João Rodrigues e David Freitas, representaram o DEGI neste projeto.

Fotografias:

 

 

 

 

7.      Workshop Robótica, 20-21 outubro 2015

Formador: Outi Grotenfelt, Helsinki Metropolia University of Applied Sciences, Finland

Local de realização: Universidade Portucalense

Participantes: Alunos do 2º e 3º anos do curso de Informática

 

Descrição:

Os alunos trabalharam com kits LEGO Mindstorms EV3 que permitem criar e programar robôs customizáveis simples. Estes kits incluem um computador inteligente que controla o sistema, um conjunto de sensores modulares (toque, cor, infravermelhos, velocidade e outros), motores e peças de LEGO da linha Technic para criar os sistemas mecânicos.

A programação do robô foi realizada em Java através do LeJOS-package, um plugin para o Java Eclipse. Os alunos irão aprender a construir o robô e a controlar os seus movimentos e sensores. Este curso intensivo de 2 dias visou a realização de duas tarefas principais: em primeiro lugar, apenas construir o robô de base através de instruções LEGO e programá-lo para que este se movimente com a ajuda dos seus motores. A segunda tarefa consistiu em programar um robot de "limpeza" seguro com a ajuda de sensores (este robô, infelizmente, não foi na realidade ainda fazer a limpeza, mas apenas movimentar-se em segurança numa determinada área).

Fotografias:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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