Como chegar
|
Contactos

A nova narrativa do futuro

A nova narrativa do futuro

Sheinal Jayantilal, Partner da McKinsey & Company, foi o orador principal do seminário “O futuro do mundo: 'global mega trends' que afetam os negócios”, apontando algumas das tendências determinantes para a narrativa do futuro.

No último século, o mundo assistiu a um progresso sem precedentes, a vários níveis, destacando-se o aumento da literacia e a diminuição do limiar de pobreza da população. Uma evolução, decorrente do crescimento global e impulsionada pela globalização, que encerra vários desafios futuros.

Sheinal Jayantilal aponta alguns deles - a aceleração da disrupção industrial marcada pela explosão da tecnologia, o primado do consumidor em detrimento do negócio (C2B), a revolução do ecossistema económico e o progresso da classe média.

Destaca também a glocalização, ou seja, a dimensão local da produção com uma cultura global, como uma nova realidade. “O crescimento sustentável será conseguido com modelos de negócios locais com uma pegada global”.

O crescimento global será conduzido pela China, Índia e África, e, em 2050, 70% da população global viverá em áreas urbanas, estimando-se que o consumo de água aumente cinco vezes.

Assistir-se-á à expansão da combinação de tecnologias - veículos elétricos,  condução autónoma, mobilidade partilhada, conectividade e Internet das Coisas - que será responsável por gerar múltiplas possibilidades.

Os ataques de terrorismo e cibernéticos continuarão a constituir-se como a maior ameaça. Apesar do progresso da classe média, a perceção global continuará a ser de “incerteza” e de “falta de confiança no sistema”. A credibilidade dos líderes políticos e empresariais continuará a um nível reduzido.

 

Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)