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Newsletter DPE, julho 2016

Ano 3, número 2, julho 2016

Ficha Técnica
Diretora: Cristina Costa Lobo
Coordenação editorial: Manuela Barreto Nunes
Colaboram neste número: Ana Conde, Cristina Costa Lobo, Ana Teresa Ferreira, Sandra Fernandes, Filipa Marinho, Isabel Cerca Miguel, Manuela Barreto Nunes, Ana Santos
 

 

 

 

Sumário

Editorial

Tema do mês

Investigação

Ensino

Chamadas para Artigos/Comunicações

Novidades Bibliográficas e publicação académicas

 

 

Editorial

 

Cristina Costa Lobo

Diretora do Departamento de Psicologia e Educação

 

 

No encerrar de mais um ano letivo, o Departamento de Psicologia e Educação vem de novo ao convívio da comunidade académica. Este ano despedimo-nos de docentes e amigos que partiram em busca de novos desafios, e aos quais deixamos o nosso agradecimento por toda a colaboração, mas abrimos as portas a novos docentes e investigadores que vieram dar vida a novos projetos e trouxeram qualidade ao Departamento.

Este ano também, dissemos “até já” aos muitos alunos que concluíram a formação e iniciaram um novo período da sua vida, sem dúvida saudosos dos tempos que passaram na Portucalense, e acolhemos de braços abertos os novos estudantes que nos confiaram o seu processo de aprendizagem e aos quais dedicamos todo o nosso labor e empenhamento.

Vimos o 1.º ciclo do curso de Educação Social aprovado por mais seis anos, consolidando assim um projeto pedagógico que já conta com a licenciatura em Psicologia e o mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, para além dos Mestrados em Educação Especial, em Ciências da Educação e em Administração e Gestão da Educação.

Organizámos encontros e conferências científicas, de âmbito nacional e internacional, com forte destaque para o Congresso Internacional de História da Psicopatologia e da Psicoterapia, que, em quatro dias recheados de comunicações inspiradoras, nomeadamente de alunos da UPT, reuniu centenas de investigadores de vários países e instituições. Desenvolvemos projetos de investigação, de cariz inovador e aplicado, que vieram dar consistência ao novo Instituto de Neuropsicologia e Neurociências Cognitiva e Comportamental Portucalense (INPP).

Iniciámos simbolicamente o ano com a celebração do segundo doutoramento, agora em Educação, da nossa Presidente do Conselho Científico, Prof. Doutora Ana Sílvia Albuquerque e encerrámo-lo, também de forma simbólica, com a apresentação do último livro do Prof. Doutor Eusébio André Machado, intitulado “A Educação que Vem”.

É o próximo ano letivo que se anuncia, e o desafio que o DPE tem assumido e assume: fazer do nosso ensino um projeto de futuro, pleno de sucessos para os alunos que nos procuram, e que aqui viverão os anos de aprendizagem e enriquecimento intelectual e espiritual que os ajudarão a encontrar trabalho digno e a desenvolver carreiras adequadas às suas aspirações.

Em nome do Departamento, a todos os meus votos de boas e retemperadoras férias.

 

 

Tema do mês:

Programa Erasmus: ciência em movimento!

 

Ana Conde

Coordenadora departamental Erasmus

Numa sociedade cada vez mais globalizada, mas ao mesmo tempo individualizada e acelerada, urge a criação de momentos de aproximação, união e partilha.

O programa Erasmus assume-se como um meio privilegiado para atingir este fim, promovendo a mobilidade de docentes e estudantes para países parceiros, o que se traduz num intercâmbio de experiências, saberes e vivências que mudam quem se predispõe a esta experiência, mas também quem nos acolhe.

Acreditando na essência desta partilha, partilho convosco e na primeira pessoa, a minha primeira experiência de mobilidade docente realizada na Eötvös Loránd University, na Hungria. Motivada pelas relações com a equipa de investigação liderada pela Professora Márta Fülöp (Institute for Psychology, Hungarian Academy of Sciences), surgiu a oportunidade de as reforçar e aprofundar unindo a trabalho de investigação ao trabalho pedagógico. Neste sentido, esta viagem foi marcada pela realização de diferentes reuniões de trabalho para discussão de resultados de investigação, seu alcance e implicações para a teoria e prática psicológicas a um nível transcultural, e realização de aulas dirigidas a alunos de mestrado e doutoramento, respetivamente sobre “Acculturation, adaptation and competition in the Hungarian society: Brazilian immigrants’ perspective” e “Community Integrative Therapy: community empowerment and health promotion in social exclusion contexts”.

Mas esta experiência foi muito para além disso. Foi marcada pela vivência pessoal de uma nova sociedade, que implicou a mudança de pré-conceitos sobre o Outro e, consequentemente, a criação de novas formas de inclusão social com aceitação das diferenças e reconhecimento das semelhanças interculturais. De facto, com estas experiências ficamos mais próximos de quem nos rodeia, mas que desconhecemos na sua essência, aprendemos a reconhecê-lo e a aceitá-lo e, através dele, a conhecermos um pouco mais de nós próprios, das nossas potencialidades e limitações, numa postura de desafio constante que nos leva ao limite.

Mal sabia eu, no início desta experiência, o papel que assumiria meses mais tarde: o de Coordenadora Departamental Erasmus. Agradeço esta oportunidade com o grande entusiasmo de alguém que acredita na essência do projeto que abraça e na sua importância. Acredito que somos o que damos e damos apenas o que experienciamos, e que a ciência que construímos todos os dias nas nossas universidades só faz sentido se sair para lá das portas dos edifícios universitários, sendo partilhada e posta ao serviço das comunidades. Sejamos, todos nós, agentes de mudança e aceitemos a desafio da mobilidade colocando a Ciência em Movimento!

 

 

 

Investigação

Healthy and creative organizations: Cognitive predictors and human resource management systems

 

 Ana Teresa Ferreira

Docente do departamento de Psicologia e Educação

Investigadora do INPP

 

 

 

O estudo HeCrO, Healthy and creative organizations: Cognitive predictors and human resource management systems, nasce da colaboração entre mim própria, Ana Teresa Ferreira, investigadora da Universidade Portucalense, e a Professora Ana Veloso, investigadora da Universidade do Minho. Trabalhamos há vários anos com um grupo de investigadores israelitas e agora estão criadas as redes de confiança necessárias para avançar para um projeto efetivo de cooperação. É um projeto multidisciplinar e internacional, integrando diversas instituições, e que está em curso na Universidade Portucalense, na Universidade do Minho, na Universidade de Valencia (Espanha), na Universidade de Unisinos (Brasil), na Universidade de Lisboa e na Universidade de Haifa (Israel). A recolha de dados decorre neste momento em Portugal, Brasil e Israel.

Seminário realizado, na UPT, pelo Prof. Guy Enosh (Universidade de Haifa, Israel) no ambito do projeto HeCrO, coordenado pela Prof. Doutora Ana Teresa ferreira

Na equipa sou neste momento responsável pela organização e supervisão das análises de dados quantitativos, bem como pela recolha de dados qualitativos e quantitativos em duas teses de doutoramento: a de Sofia Vizinho, que estuda os tipos de violência perpetuados contra os profissionais de escolas secundárias da ilha dos Açores e a forma como os mesmos reagem a estes episódios, balizados pelas respostas organizacionais e pessoais (Título da tese: Stress e violência no trabalho em professores do ensino secundário); e a de Carina Freitas, que estuda os tipos de violência perpetuados contra os profissionais de centros de inserção social e a forma como os mesmos reagem a estes episódios, balizados pelas respostas organizacionais e pessoais (título da tese: Stress e violência no trabalho: impacto na qualidade de vida das técnicas de inserção social). Quais são os principais objetivos desta investigação? Os principais objetivos gerais da investigação são explorar os fenómenos de violência que ocorrem em contexto de trabalho, comparar os fenómenos internacionalmente e definir linhas de intervenção individual e organizacional. Outros objetivos mais específicos são compreender como as organizações lidam com o problema e como os colaboradores percebem e reagem psicologicamente às respostas organizacionais no sentido de prevenir e protege-los da violência dos clientes.

O projeto pretende identificar padrões individuais atribucionais ou comportamentais e organizacionais que conduzam à criação e desenvolvimento de organizações mais criativas, inovadoras e saudáveis, explorando em detalhe o stress, a violência e a relação trabalho-família, integrando-se assim nas linhas de investigação do INPP. A data estimada de conclusão é 2018.

 

 

 

Ensino

Aulas abertas: janela de divulgação de boas práticas

 

 

Ana Conde

Docente do Departamento de Psicologia e Educação

Ao longo do ano letivo foram vários os momentos de contacto com o que outros colegas psicólogos fazem de melhor nos seus contextos profissionais e com públicos-alvo diversos. Recorrendo à realização de aulas abertas, os estudantes do 1º e 2º ciclo de estudos em Psicologia, bem como outros membros da comunidade académica, tiveram oportunidade de explorar temáticas de relevo para a teoria e prática psicológica.

Doutora Fernanda Afonso

A título de exemplo referem-se as aulas realizadas pelo Doutor Ricardo Teixeira, no âmbito da unidade curricular de Terapias Cognitivo-Comportamentais (Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde), intitulada “Terapias de 3ª Geração: princípios teóricos gerais e prática do Mindfulness”; pela Dra. Sandra Santos, no âmbito da unidade curricular de Psicologia do Relacionamento Interpessoal e Dinâmicas de Grupo, intitulada “Focus Group: da teoria à prática na metodologia qualitativa”; pela Dra. Ana Cruz, no âmbito da mesma unidade curricular, intitulada “Psicodrama: teoria e prática”; e pela Doutora Fernanda Afonso, no âmbito da unidade curricular de Psicologia da Motivação, intitulada “A importância da motivação humana na investigação e intervenção” (licenciatura em Psicologia).

Estas iniciativas, sendo reflexo de uma aproximação gradual à prática psicológica, sempre tão desejada pelos estudantes, foram acolhidas de forma positiva pelos mesmos, os quais se envolveram participando ativamente.

 

Licenciatura em Educação Social | Aula Aberta |Técnicas de Animação Socioeducativa

Professor Doutor Marcelino de Sousa Lopes (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro)

 

 

Sandra Fernandes

Docente do Departamento de Psicologia e Educação

No passado dia 18 de Maio de 2016, realizou-se na Universidade Portucalense Infante D. Henrique uma Aula Aberta com o Professor Doutor Marcelino de Sousa Lopes (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), subordinada à temática da Animação Socioeducativa. Nesta sessão, foram apresentados alguns projetos desenvolvidos pelos alunos do 1º ano da Licenciatura em Educação Social, no âmbito da unidade curricular de Técnicas de Animação Socioeducativa. Foi também realizada uma exposição de Posters dos Projetos dos alunos. Estes projetos incidiram sobre diferentes âmbitos da animação, nomeadamente, a Animação Infantil, Animação Juvenil, Animação de Adultos e Animação na Terceira Idade. Os alunos tiveram a oportunidade de receber feedback do Prof. Marcelino Lopes e do público em geral sobre os trabalhos apresentados. A sessão encerrou com uma atividade de animação organizada pelos próprios alunos e com a entrega de Certificados aos participantes. A organização da Aula Aberta teve o apoio do Departamento de Psicologia e Educação e do Núcleo de Estudantes de Educação Social.

 

 

 

 

 

 

Aula aberta na UC de Psicologia das Organizações: Pessoas, equipas e resultados, pelo Dr Pedro Silva

Ana Teresa Ferreira  

Docente do Departamento de Psicologia e Educação  

 

 

 

Decorreu no dia 19 de Abril, entre as 9h e as 11h, na sala 312, uma aula aberta na unidade curricular de Psicologia das Organizações do 1º ciclo em Psicologia. O convidado foi Dr. Pedro Silva, licenciado e Mestre em Psicologia, com formação especializada em Psicologia das Organizações e Psicologia do Desporto, e que tem colaborado com organizações nacionais e internacionais, nomeadamente a Jerónimo Martins e a Galp, enquanto consultor e formador em áreas como a Liderança, Comunicação e Trabalho em Equipa. Com base na experiência nos contextos organizacional e desportivo do docente foram abordados os elementos fundamentais ao relacionamento interpessoal, trabalho em equipa e melhoria contínua de resultados, de forma dinâmica e participativa.

 

 

 

 

Chamadas para artigos/comunicações:

Entre Paris e PISA: 200 anos do Esquisse et vues préliminaires d’un ouvrage sur l’éducation comparée de Marc-Antoine Jullien de Paris: Abordagens históricas da Educação Comparada

Número especial das ESC - Educação, Sociedades & Culturas

Número especial da ESC – Educação, Sociedade & Culturas

Submissão até 31 de outubro de 2016

Organizadores/as Convidados/as: Luís Grosso Correia, Universidade do Porto (Portugal), Ana Isabel Madeira, Universidade de Lisboa (Portugal), Marcelo Caruso, Universidade Humboldt, Berlim (Alemanha)

“Nos 200 anos da publicação do primeiro ensaio de Educação Comparada por Marc-Antoine Jullien de Paris, a Educação, Sociedade & Culturas, revista científica do CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, dedica um número especial (a publicar em 2017) ao tema abordagens históricas da educação comparada. (…)

Entre o ensaio de Marc-Antoine Jullien de Paris e, por exemplo, os mais recentes resultados do Program for International Student Assessment (PISA), implementado pela OCDE a partir de 2000, uma grande variedade de teorias, métodos, abordagens, objetos e tecnologias, convencionais ou críticos, tem sido desenvolvida no campo da Educação Comparada. Neste sentido, a Educação, Sociedade & Culturas convida à apresentação de propostas de artigos sobre diferentes histórias de educação comparada e a sua interconexão com a internacionalização de modelos educativos nas seguintes línguas: Francês, Espanhol/Castelhano, Inglês e Português.”

Mais informação em: http://www.fpce.up.pt/ciie/?q=node/2357

 

Journal of Consulting and Clinical Psychology® (indexado na WoS)

APA's 125th Anniversary

August 31, 2016: submission deadline

Mais informação em: http://www.apa.org/pubs/journals/ccp/call-for-papers-apa-anniversary.aspx

Journal of Neuroscience, Psychology, and Economics® (indexado na WoS)

General call for papers (no submission deadline)

The Journal of Neuroscience, Psychology, and Economics® is the first peer-reviewed scholarly journal focused on publishing original research in neuroeconomics, a field that resides at the interface of neuroscience, psychology, business and economic sciences.

Mais informação em: http://www.apa.org/pubs/journals/npe/call-for-papers-general.aspx

9th World Conference on Educational Sciences (WCES-2017)

01-04 February 2017

University of Nice Sophia Antipolis, Nice, France

Abstracts Submission Due Date: October 21, 2016

Selected papers will be published in supporting Thomson Reuters Web of Science (SSCI or ESCI) and SCOPUS indexed journals as Special Issue (approx. 50-80 papers).

The Remain accepted papers will be published as proceedings by International Leading Publishers and also submitted to SCOPUS, EBSCO, and Thomson Reuters Conference Proceedings Citation Index – CPCI (ISI Web of Science) for evaluation for inclusion in the list.

Mais informação em: http://www.globalcenter.info/wces/

Annual International Conference of the Association of Psychology and Psychiatry for Adults and Children (A.P.P.A.C.): 12th of the series on “Recent Advances in Neuropsychiatric, Psychological and Social Sciences”

16-19 May 2017

Hilton Hotel, Athens, Greece

January 1, 2017: Submission deadline for Oral presentations

February 21, 2017: Submission deadline for Poster presentations

Thomson Reuters (WoS) indexed

Mais informação em: http://www.appac.gr/displayITM1.asp?ITMID=18&LANG=EN

 

 

Novidades Bibliográficas e Publicações académicas

Novas Entradas no Repositório UPT

(Consultar entradas em: http://repositorio.uportu.pt)

DPE - Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

 

 Afonseca, J. C. G. (2015). Influência da sintomatologia psicopatológica e das dificuldades de regulação emocional dos progenitores nas representações de vinculação de adolescentes sinalizados pela CPCJ. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1555.

Orientação: Prof. Doutora Ana Conde

 Baptista, J. O. (2015). Resolução de conflitos na visão dos alunos da 9ª classe do turno da noite na escola secundária do 1.º ciclo BG-1041 dos navegantes em Benguela: A mediação como alternativa. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1420.

Orientação: Prof. Doutora Cristina Costa Lobo.

Basílio, L. (2014). Atuação do supervisor escolar e a sua influência no processo de ensino/aprendizagem na Escola Formigas do Futuro da ADPP-Benguela. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1433.

Orientação: Prof. Doutora Cristina Costa Lobo.

Blanchard, C. A. K. S. (2016). Lideranças em contexto escolar: Um estudo de caso. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório da UPT, http://hdl.handle.net/11328/1515.

Orientação: Prof. Doutora Marta Abelha e Prof. Doutora Idalina Martins.

Calique, J. L. (2015). Gestão de conflitos face à indisciplina dos alunos da 9.ª classe da escola do I Ciclo do Ensino Secundário: 10 de fevereiro/Benguela. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1418.

Orientação: Prof. Doutora Cristina Costa Lobo.

Candeias, A. M. M. R. (2016). A transição para o ensino superior e fatores de (in)sucesso académico na disciplina de análise matemática I no Instituto Superior Politécnico Jean Piaget de Benguela. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1517.

Orientação: Prof. Doutora Cristina Costa Lobo.

Carvalho, M. D. L. (2015). As Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem da História e da Geografia. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1525.

Orientação: Prof. Doutora Marta Abelha.

Conceição, B. (2015). Estratégias de resolução de conflitos entre alunos na escola do 1.º ciclo. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1419.

Orientação: Prof. Doutora Cristina Costa Lobo.

Dias, I. M. G. T. (2015). Aprendo com a doença: O contributo da educação emocional na promoção do bem-estar das crianças hospitalizadas. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1467.

Orientação: Prof. Doutora Isabel Freitas e Prof. Doutor Nuno Cravo Barata.

Fernandes, J.C.N. (2015). Lideranças em contexto escolar: O caso de uma escola do I Ciclo do ensino Secundário do Município de Benguela. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1425.

Orientação: Prof. Doutora Marta Abelha e Prof. Doutora Idalina Martins.

Ferreira, A. R. P. (2016). Stress ocupacional e burnout em professores universitários. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1526.

Orientação: Prof. Doutora Ana Teresa Martins Ferreira de Oliveira.

Fernandes, D. P. P. (2015). Impacto da combinação de fatores de risco no desenvolvimento da criança: Estudos de caso em intervenção precoce. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1552.

Orientação: Prof. Doutor Nuno Cravo Barata e Mestre Olívia de Carvalho.

Ferreira, F. M. P. C. (2014). A perceção das escolas sobre a avaliação externa e o seu impacto nos resultados escolares dos alunos. (Tese de Doutoramento), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1571.

Orientação: Prof. Doutora Maria Celeste da Silva Leal de Sousa Lopes.

Ferreira, J. A. P. (2016). Sintomas psicopatológicos em progenitores de crianças e jovens em perigo: Sua relação com acontecimentos adversos de vida, vulnerabilidade ao stress e resiliência. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1556.

Orientação: Prof. Doutora Ana Conde.

Ferreira, P. D. P. (2015). Intervenção sociodramática em adultos com deficiência e incapacidade: estudo de efetividade terapêutica. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1528.

Orientação: Prof. Doutora Maria Araújo e Prof. Doutora Célia Sales

Flora, C. C.B S. (2015). Gravidez na adolescência e (in) sucesso escolar: Um estudo qualitativo em escolas secundárias de Benguela. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1516.

Orientação: Prof. Doutor Paulo Renato Cardoso de Jesus.

Fonseca, A. D. C. (2014). Efeitos da regulação emocional na satisfação profissional dos professores. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1469.

Orientação: Prof. Doutor José Carlos Rocha

Gonçalves, S. C. S. (2016). Vinculação em jovens adultos e motivação para a parentalidade. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1483. Orientação: Prof. Doutora Catarina Canário

Hilário, C. (2015). Gestão de conflitos que surgem no quotidiano dos alunos do II ciclo do ensino Secundário. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1417.

Orientação: Prof. Doutora Cristina Costa Lobo.

Kayumbuka, J. D. (2015). Lideranças em contexto escolar: O caso da escola de formação de professores da província de Benguela. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1423.

Orientação: Prof. Doutora Marta Abelha e Prof. Doutora Idalina Martins.

Lopes, C. (2015). Necessidades de formação específica para o exercício do cargo de direitos de escolas. (Dissertação de mestrado), Universidade portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1427.

Orientação: Prof. Doutora Marta Abelha e Prof. Doutora Idalina Martins

Machado, C. L. F. L. (2014). Competências do diretor escolar: Perspetivas dos coordenadores de projetos. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1470.

Orientação: Prof. Doutor Eusébio André Machado.

Marques, J. C. G. W. (2016). Contextos de desenvolvimento e educação pré-escolar. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1481.

Orientação: Prof. Doutora Maria das Dores Formosinho e Mestre Olívia de Carvalho.

Mendes, R. S. B. O. (2015). Impacto dos testes intermédios de língua portuguesa do 1ºciclo nas práticas dos professores. (Tese de doutoramento), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1531.

Orientação: Prof. Doutor Eusébio André Machado.

Miranda, P. A. T. (2015). Impacto da perturbação do Espetro do Autismo na Fratria: Perceção dos irmãos e pais. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1428.

Orientação: Prof. Doutora Maria Xavier Araújo.

Miranda, P. A. T. (2015). Impacto da perturbação do Espetro do Autismo na Fratria: Perceção dos irmãos e pais. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1428.

Orientação: Prof. Doutora Maria Xavier Araújo.

Morais, D. R. N. R. (2015). Vinculação e sintomatologia psicopatológica na idade adulta: Estudo com uma amostra não clínica. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1550.

Orientação: Prof. Doutora Ana Conde.

Mosso, E. C. (2015). Necessidade de orientação escolar e profissional, sua influência no processo de ensino-aprendizagem dos alunos da Escola D.Bosco/Benguela. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1416.

Orientação: Prof. Doutora Cristina Costa Lobo.

Moura, R. A. M. (2016). Problemáticas de sinalização de crianças e jovens em perigo: Perfil psicológico dos progenitores. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT: http://hdl.handle.net/11328/1558.

Orientação: Prof. Doutora Maria Araújo Xavier.

Nogueira, R. F. C. (2015). Intervenção sociodramática com pessoas com deficiência e incapacidade: Processos e mudança pelo olhar dos participantes. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT: http://hdl.handle.net/11328/1532.

Orientação: Prof. Doutora Maria Araújo e Prof. Doutora Célia Sales.

Oliveira, A.T.M.F. (2014). Perceções do sistema de gestão de recursos humanos e o papel da confiança organizacional. (Tese de Doutoramento), Universidade do Minho, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1473.

Orientação: Prof. Doutor José Keating e Prof. Doutora Isabel Maria Soares da Silva.

Pereira, S. C. S. (2014). A comunicação e a educação social: A pertinência de um modelo de comunicação adaptado à Educação Social - MESC. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1468.

Orientação: Prof. Doutora Ana Luísa Ferreira.

Silva, A. M. F. C. (2014). Senioridade feminina e incontinência urinária: Fisioterapia baseada num estudo de caso. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1527.

Orientação: Prof. Doutor Arthur Moreira da Silva Neto.

Tangueleka, M. (2015). Mediação de Conflitos na Escola Magistério Primário de Benguela. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1415.

Orientação: Prof. Doutora Cristina Costa Lobo.

Valente, P. C. (2013). A promoção da leitura em contexto educacional: Estudo de caso sobre a aplicação do Plano Nacional de Leitura e sobre as práticas de leitura numa turma do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico de um Agrupamento Vertical de Escolas do Norte de Portugal. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1530.

Orientação: Prof. Doutora Maria Cristina Vieira de Freitas.

Vieira, F. R. B. (2013). Envolvimento parental na escola e desenvolvimento sócio-emocional de crianças no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1546.

Orientação: Prof. Doutora Ana Conde.

Valente, N. A. S. (2016). "Atelier do Saber": Efeitos na cognição, qualidade de vida e bem-estar de uma intervenção em idosos institucionalizados. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1557.

Orientação: Prof. Doutora Isabel Miguel. Outras publicações:

Abelha, M., Machado, E.A. & Lobo, C. C. (2015). Collaborative work in Angola educational context. SYLWAN Journal, 159(3). ISSN 0039-7660. URI: http://repositorio.uportu.pt/11328/1383.

Amaro da Luz, M. H. & Miguel, I. (2015). Apoio social e solidão: Reflexos na população idosa em contexto institucional e comunitário. Revista Portuguesa de Investigação o Comportamento e Social, 1 (2), 3-14.URI: http://hdl.handle.net/11328/1485.

Amaro da Luz, M. H. & Miguel, I. & (2014). Inatividade legitimada: Que alternativas de “trabalho” em período de reforma? Actas do VIII Congresso Nacional de Sociologia. URI: http://hdl.handle.net/11328/1494.

Miguel, I., & Amaro da Luz, M. H. (2015). New technologies towards cognitive stimulation in elderly with dementia: Effects and potential. In Proceedings of the 2015 10th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (Cisti 2015). URI: http://hdl.handle.net/11328/1487.

Carvalho, O., & Pinto, I. M. (2011). Vers une parenté positive: Compétences pour le travail avec les parents. In D. Ponchelet (ed.), Actes du XIVe Colloque International AIFREF Me´thodes de recherche en Education familiale: Enjeux, be´ne´fices et difficulte´s, Luxembourg, 7-9 sept.2011 (pp. 141-147). URI: http://repositorio.uportu.pt/11328/1387.

Dias, A., & Miguel, I. (2014). Ser idoso aos olhos dos mais novos: Representações sociais de crianças sobre a pessoa idosa. In M. J. Lopes, F. R. P. Mendes, & A. O. Silva (Eds.), Envelhecimento: Estudos e perspetivas (pp. 113-129). São Paulo: Martinari. ISBN: 978-85-8116-034-4. URI: http://hdl.handle.net/11328/1499.

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Miguel, I., & Amaro da Luz, M. H. (2014). Envelhecimento ativo multinível: Uma perspetiva pela qualidade de vida. Actas do VIII Congresso Nacional de Sociologia. URI: http://hdl.handle.net/11328/1493.

Miguel, I., Valentim, J. P., & Carugati, F. (2012). The degree of proximity in the construction of social representations: The case of intelligence. Spanish Journal of Psychology, 15(3), 1244-1258. doi: http://dx.doi.org/10.5209/rev_SJOP.2012.v15.n3.39411. URI: http://hdl.handle.net/11328/1512.

Miguel, I., Valentim, J. P., & Carugati, F. (2010). Intelligence and its development: Social representations and social identities. Papers on Social Representations, 19, 20.1-20.33. ISSN 1021-5573. URI: http://hdl.handle.net/11328/1496.

Miguel, I., Valentim, J. P., & Carugati, F. (2009). Parental ideas and their role in childrearing: The idea-behavior connection. Italian Journal of Sociology of Education, 3, 225-253. doi:10.14658/pupj-ijse-2009-3-13. URI: http://hdl.handle.net/11328/1498.

Miguel, I., Valentim, J. P., & Carugati, F. (2009). Questionário de Estilos e Dimensões Parentais – Versão Reduzida: Adaptação portuguesa do Parenting Styles and Dimensions Questionnaire – Short Form. Psychologica, 51, 167-186. URI: http://hdl.handle.net/11328/1497.

Nunes, M. B. (2007). Navegar é preciso: A biblioteca pública entre o real e o virtual. In J.A. Calixto (coord), Bibliotecas para a vida: literacia, conhecimento, cidadania (p. 31-42). Évora: Colibri; CIDEHUS; Biblioteca Pública de Évora. URI: http://hdl.handle.net/11328/1568.

Dias, A., & Miguel, I. (2014). Ser idoso aos olhos dos mais novos: Representações sociais de crianças sobre a pessoa idosa. In M. J. Lopes, F. R. P. Mendes, & A. O. Silva (Eds.), Envelhecimento: Estudos e perspetivas (pp. 113-129). São Paulo: Martinari. ISBN: 978-85-8116-034-4. URI: http://hdl.handle.net/11328/1499.

Santos, A.M. (2015). Theoretical-Methodological proposal to evaluate the quality of educational websites to support education. In TEEM '15: Proceedings of the 3rd International Conference on Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality, Porto, Portugal, 07-09 Oct. 2015 (pp.397-401). DOI: http://dx.doi.org/10.1145/2808580.2808640. ACM 978-1-4503-3442-6/15/10. URI: http://hdl.handle.net/11328/1573.

 

Novas Aquisições

 

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Livros impressos

Barker, C., Pistrang, N. & Elliott, R. (2016). Research methods in clinical psychology: an introduction for students and practitioners. 3.ª ed. New Jersey: John Wiley & Sons.

Booth, A., Crouter, A. C. & Snyder, A. (2016). Romance and sex in adolescence and emerging adulthood. New York: Routledge.

Braver, T. S. (2016). Motivation and cognitive control. New York: Routledge.

Matos, A. C. (2016). Psicanálise e psicoterapia psicanalítica. 2.ª ed. Lisboa: Climepsi.

Matos. A. C. (2014). A depressão. 2.ª ed. Lisboa: Climpesi.

Nicolas, G,, Bejarano, A. & Lee, D. L. (2016). Contemporary parenting: a global perspective. New York: Routldge.

O’Connor, K. J., Schaefer, C. E. & Braverman, L. D. (2016). Handbook of play therapy. 2.ª ed. New Jersey: John Wiley & Sons.

Pope, K. S. & Vasquez, M. J. T. (2016). Ethics in psychotherapy and counseling: a practical guide. 5.ª ed. New Jersey: John Wiley & Sons.

Symington, J. & Symington, N. (2014). O pensamento clínico de Wilfred Bion. Lisboa: Climepsi.

 

eBooks

Mattos, C. L. G. & Castro, P. A. (2011). Etnografia e educação: conceitos e usos [documento eletrónico]. Campina Grande: EDUEPB. eISBN 9788578791902. http://bibdigital.uportu.pt/handle/123456789/152

White, J. W. & Gilbert, H. (2016). Laying the foundation: digital humanities in academic libraries [documento eletrónico]. West Lafayette, Indiana: Purdue University Press. ISBN (open access epdf) 9781557537515. http://bibdigital.uportu.pt/handle/123456789/308

Rollo, M. F., Ribeiro, M., Meireles, P., & Penteado, P. (2016). Encontro Arquivos da Administração Pública: atas [documento eletrónico]. Lisboa: Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL. ISBN 978-972-96844-4-9. http://bibdigital.uportu.pt/handle/123456789/300

Maciel, M. L. & Albagli, S. (orgs.) (2011). Informação, conhecimento e poder: mudança tecnológica e inovação social [documento eletrónico]. Rio de Janeiro: Editora Garamond Ltda. ISBN 978-85-7617-206-2. http://bibdigital.uportu.pt/handle/123456789/263

Fina, V. & Cera, R. (2015). Protecting the rights of people with autism in the fields of education and employment [documento eletrónico]. New York: Springer Open. ISBN 978-3-319-13791-9. DOI 10.1007/978-3-319-13791-9. http://bibdigital.uportu.pt/handle/123456789/292

Arias, F. G. (2006). El proyecto de investigación: introducción a la metodología científica [documento eletrónico]. 5.ª ed. Caracas: Editorial Episteme. 143 p. ISBN 980-07-8529-9. http://bibdigital.uportu.pt/handle/123456789/264

Sumários de Revistas

a) Ciência da Informação

Cadernos BAD [documento eletrónico], Propr. Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas. Jan-Jun 2015. ISSN 0007-9421. http://bibdigital.uportu.pt/handle/123456789/312

EJISDC: The Electronic Journal of Information Systems in Developing Countries [em linha]. Propr. University of Nebraska; City University of Hong Kong. (72), 2016). ISSN 1681-4835. http://bibdigital.uportu.pt/handle/123456789/298

EJISDC: The Electronic Journal of Information Systems in Developing Countries [em linha]. Propr. University of Nebraska; City University of Hong Kong. (73), 2016. ISSN 1681-4835. http://bibdigital.uportu.pt/handle/123456789/299

EJISDC: The Electronic Journal of Information Systems in Developing Countries [em linha]. Propr. University of Nebraska; City University of Hong Kong. (74), 2016. ISSN 1681-4835. http://bibdigital.uportu.pt/handle/123456789/313

Evidence Based Library and Information Practice [em linha]. Propr. University of Alberta Learning Services. Vol. 11 (1), 2016. ISSN 1715-720X. http://bibdigital.uportu.pt/handle/123456789/284

Revista ACB [em linha]. Propr. Associação Catarinense de Bibliotecários. Vol. 20 (1), 2015. ISSN 1414-0594. http://bibdigital.uportu.pt/handle/123456789/274

Revista ACB [em linha]. Propr. Associação Catarinense de Bibliotecários. Vol. 20 (2), 2015. ISSN 1414-0594. http://bibdigital.uportu.pt/handle/123456789/275

Revista ACB [em linha]. Propr. Associação Catarinense de Bibliotecários. Vol. 20 (3), 2015. ISSN 1414-0594. http://bibdigital.uportu.pt/handle/123456789/276

b) Educação

Cogent Education [em linha]. Propr. Cogent OA. Vol. 3 (1), 2016. ISSN 2331-186X. http://bibdigital.uportu.pt/handle/123456789/282

McGill Journal of Education [em linha]. Propr. McGill University. Vol. 50 (1), 2015. ISSN 1916-0666. http://bibdigital.uportu.pt/handle/123456789/278

New Economic Papers on Education (2016) [documento eletrónico]. REPEC. Issue of 2016-06-09. http://bibdigital.uportu.pt/handle/123456789/321

New Economic Papers on Education (2016) [documento eletrónico]. REPEC. Issue of 2016?03?17. http://bibdigital.uportu.pt/handle/123456789/320

New Economic Papers on Education (2016) [documento eletrónico]. REPEC. Issue of 2016?06?14. http://bibdigital.uportu.pt/handle/123456789/319

Revista Indagatio Didactica [em linha]. Propr. Universidade de Aveiro, Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores. Vol. 7 (4), 2015. ISSN 1647-3582. http://bibdigital.uportu.pt/handle/123456789/270

Revista Indagatio Didactica [em linha]. Propr. Universidade de Aveiro, Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores. Vol. 7 (3), 2015. ISSN 1647-3582. http://bibdigital.uportu.pt/handle/123456789/269

Revista Indagatio Didactica [em linha]. Propr. Universidade de Aveiro, Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores. Vol. 7 (2), 2015. ISSN 1647-3582. http://bibdigital.uportu.pt/handle/123456789/268

Revista Indagatio Didactica [em linha]. Propr. Universidade de Aveiro, Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores. Vol. 7 (1), 2015. ISSN 1647-3582. http://bibdigital.uportu.pt/handle/123456789/267

Revista Mexicana de Investigación Educativa [em linha]. Propr. Consejo Mexicano de Investigación Educativa. Vol. 20 (67), 2015. ISSN 1405-6666. http://bibdigital.uportu.pt/handle/123456789/281

c) Psicologia

Europe's Journal of Psychology [em linha]. Propr. PsychOpen. Vol. 12 (1), 2016. ISSN 1841-0413. http://bibdigital.uportu.pt/handle/123456789/325

Europe's Journal of Psychology [em linha]. Propr. PsychOpen. Vol. 12 (2), 2016. ISSN 1841-0413. http://bibdigital.uportu.pt/handle/123456789/326

Journal of Numerical Cognition [em linha]. Propr. PsychOpen. Vol. 1 (1), 2015. ISSN 2363-8761. http://bibdigital.uportu.pt/handle/123456789/328

Journal of Numerical Cognition [em linha]. Propr. PsychOpen. Vol. 2 (1), 2016. ISSN: 2363-8761. http://bibdigital.uportu.pt/handle/123456789/329

Psychological Thought [em linha]. Propr. PsychOpen. Vol. 9 (1), 2016. ISSN 2193-7281. http://bibdigital.uportu.pt/handle/123456789/331

Psychology, Community & Health [em linha]. Propr. PsychOpen. Vol. 5 (1), 2016. ISSN 2182-438X. http://bibdigital.uportu.pt/handle/123456789/333

Journal of Social and Political Psychology [em linha]. Propr. PsychOpen. Vol. 4 (1), 2016. ISSN 2195-3325. http://bibdigital.uportu.pt/handle/123456789/335

 

Artigos Selecionados

 

a) Educação

Teixeira, R., Freitas, I. V., & Sousa, O. (2013). Cultura e diversidade de públicos: Panóias: Um estudo de caso. In J. A. Palares, A. A. Janela (org.), O não-formal e o informal em educação: centralidades e periferias: Atas do I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação: III Encontro de Sociologia da Educação (pp. 1036-1047). Braga: Centro de Investigação em Educação/Universidade do Minho. ISBN 978-989-8525-27-7. http://bibdigital.uportu.pt/handle/123456789/147

 

 

 

 

 

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