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Prof. Doutora Sara Margarida Soares Ramos Fernandes

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Professor Auxiliar
Regime Tempo Integral
Departamento de Psicologia e Educação
sarab@upt.pt
GrauObtido no AnoInstituiçãoÁrea Científica
Doutoramento2009Universidade de SalamancaNeuropsicologia
Mestrado2003Universidade do MinhoPsicologia - Ciências Cognitivas
Pós-Graduação2003Universidade Lusíada do PortoNeuropsicologia Clínica
Licenciatura1998Instituto Universitário Ciências da SaúdePsicologia Clínica
Tipo de AssociaçãoNome do CentroAvaliação Reconhecida pela FCTDescrição
Membro ConvidadoInstituto Jurídico Portucalense (IJP)O Instituto tem como objetivos gerais a investigação científica e a difusão de conhecimentos científicos no domínio da Ciência Jurídica e áreas conexas, bem como o ensino pós-graduado nas mesmas áreas.
Membro IntegradoIntituto de Neurociências Cognitiva e Comportamental Portucalense (INPP)As linhas de investigação, dividem-se em: Neuropsicologia e Neurociência Básica e Neuropsicologia e Neurociência Aplicada.
Ano Civil InícioAno Civil FimNome
2015Impacto das funções executivas em tarefas de memória episódica, em indivíduos com alta reserva cognitiva e baixa reserva cognitiva.
2016Evolução Neuropsicológica de pacientes dependentes de álcool e/ou cocaína e a sua relação com o resultado terapêutico
AnoDescriçãoLink para Repositório
2016Vázquez-Justo, E., Piñón Blanco, A. & Fernandes, S. M. (2016). Funciones perceptivas y motoras. In J. L. Horácio & N. Ferreira (Eds). De las Neurociencias a la Neuropsicología – El Estudio del Cerebro Humano (pp. 195-246). Colombia: Corporación Universitaria Reformada.
2013Fernandes, S.M. (2013). Manual do Teste de Cores e Palavras de Stroop. Adaptação à população portuguesa. Lisboa: CEGOC Editora.
2012Fernandes, S. M., Sánchez, J. L. & Silva, C. (2012). Adaptación del test de colores y palabras de Stroop: su importancia en la detección precoz de los déficits en las funciones ejecutivas. Revista Ecuatoriana de Neurología, 21 (1-3), 29-36Link
2012Silva. A, Fernandes, S.M. (2012). Estudo neuropsicológico em delinquentes juvenis. Revista Direito Lusíada. (5-6) 41-68.Link
2010Fernandes, SM. e Sánchez, JL. (2010). Influencia de la reserva cognitiva en la función ejecutiva en sujetos sanos y con enfermedad tipo Alzheimer de inicio tardío en una muestra portuguesa. Revista Ecuatoriana de Neurología, 19 (1-2), 34-41.Link
2008Fernandes, S. M., Maestú, F. Vázquez-Justo, E. (2008). Contributos da magnetoencefalografia para o estudo da Doença de Alzheimer. Sinapse, 8 (2), 18-26.Link
2007Fernandes, S. M. & Sánchez, J.L (2007). Rendimiento Neuropsicológico en el Test de Clasificación de Tarjetas de Wisconsin en una muestra portuguesa – estudio piloto. Edupsykhé, 6, (2), 199-222.Link
2005Fernandes, S. & Santos, A. M. (2005). Reabilitação Neuropsicológica em Doentes com Lesão Cerebral. Psiconomia, 2, 149-163.
2002Silva, C.F., Silvério J., Rodrigues, P., Pandeirada, J., Fernandes, S., Macedo, F. & Razente S. (2002). The Portuguese version of the Horne and Ostberg morningness-eveningness questionnaire: its role in education and psychology. Revista Psicologia e Educação, 1, 1-2, 39-50.Link
2002Silva, C.F., Silvério, J., Fernandes, S.M., & Razente, S.N. (2002). Noção do tempo e ritmos biológicos: Implicações para a gestão de recursos humanos. Cons-Ciências, 1, 49-69.Link
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