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Prof. Doutora Marta Cristina Lopes Abelha

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Professor Auxiliar
Doutorada em Didática
Regime Tempo Integral
Departamento de Psicologia e Educação
mabelha@upt.pt
GrauObtido no AnoInstituiçãoÁrea Científica
Doutoramento2011Universidade de Aveiro - Departamento de EducaçãoDidática
Mestrado2005Universidade de Aveiro - Departamento de EducaçãoGestão Curricular
Licenciatura2002Universidade de AveiroEnsino de Biologia e Geologia
Tipo de AssociaçãoNome do CentroAvaliação Reconhecida pela FCTDescrição
Membro IntegradoCentro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra - CEIS20Muito BomGRUPOEDE - Grupo de Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais
Ano Civil InícioAno Civil FimNome
2017Observatório de autoavaliação de escolas integrado no Centro de Investigação em Educação
20102013“Avaliação do Desempenho Docente" - PTDC/CPE-CED/104786/2008
20062010Convénio CAPES/GRICES – Edital CGCI n.º 21/2006 – Propostas Curriculares
20062009European Teachers Professional Development for Science Teaching, n.º129455-CP-1-2006-1-PT–COMENIUS
AnoDescriçãoLink para Repositório
2016ABELHA, M.; Martins, I.; Muquendi, A. & Lobo, C (2016). Lideranças em contexto escolar: o caso da escola de formação de professores de Cambulo. Livro de actas do I Fórum Internacional África, Cooperação, Educação e Desenvolvimento (I FIACED), organizado pelo Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, pp. 385-394. (ISBN: 978-989-8655-76-9), Odivelas: Edições Pedago.
2015Marcos, A., Machado, E., & ABELHA, M. Effect(s) of teacher evaluation on collaborative practices: induction or inhibition? Procedia - Social and Behavioral Sciences 174 (2015) 3674 – 3680. (ISSN: 1877-0428). [doi: 10.1016/j.sbspro.2015.01.1090]Link
2015Nunes, M. B. & ABELHA, M. The Portuguese Online Knowledge Library (B-on): a year of academic research at Portucalense. University. Procedia - Social and Behavioral Sciences 174 (2015) 3186–3193.(ISSN: 1877-0428)[doi: 10.1016/j.sbspro.2015.01.1060]Link
2015Vinhais, P. & ABELHA, M. Supervision and appraisal of Foreign Language Teachers' performance. Procedia - Social and Behavioral Sciences 174 (2015) 783 – 790. (ISSN: 1877-0428). [doi: 10.1016/j.sbspro.2015.01.615]Link
2014ABELHA, M., Machado, E. & Simões. A. (2014). O Educador Social numa escola intercultural: que estratégias de intervenção? Revista Praxis Educare, 2, 21-26.Link
2014ABELHA,M.; Machado,E.& Lobo,C.(2014). Colaboração docente em contexto educativo angolano: potencialidades e constrangimentos(5490-5502).In A.Lopes, et al(Orgs.)Trabalho Docente e Formação: Políticas, Práticas e Investigação.(ISBN: 978-989-8471-13-0).Link
2014Machado, E. A. & ABELHA, M. (2014). Avaliação de Professores: que lições do caso português? Revista Olh@res, 2(1), 55-80. (ISSN 2317-7853).Link
2014Nogueira, P. & ABELHA, M. (2014). Trabalho colaborativo docente no ensino das Ciências (126-136). In A. Lopes, et. al (Orgs.) Trabalho Docente e Formação: Políticas, Práticas e Investigação.(ISBN: 978-989-8471-13-0).Link
2013Martins, I., ABELHA, M., Abreu, R., Costa, N. & Lopes, A. (2013). Las competencias en las políticas de curriculum de ciências: los casos de Brasil Y Portugal. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 18(56), 37-62.(ISSN 1405-6666)-indexada ScopusLink
2012Machado, A., ABELHA, M., Barreira, C. & Salgueiro, A. (2012). Avaliação pelos pares: Percurso normativo da avaliação do desempenho docente em Portugal. Revista Portuguesa de Pedagogia. 46-I, 73- 93. (ISSN: 0870-418)Link
2012Pombo, L., Smith, M., ABELHA, M., Caixinha, H. & Costa, N.(2012).Evaluating an online e-module for Portuguese primary teachers: trainees’ perceptions. Technology, Pedagogy and Education, 21(1),21-36(ISSN 1475-939X print/ISSN 1747-5139 online).ind.ISILink
2011Martins, I., ABELHA, M., Costa, N. & Roldão, M.C. (2011). Impacto do currículo português das Ciências Físicas e Naturais nas práticas docentes. Ciência & Educação, 17(4), 771-788 (Online ISSN 1980-850X - Print ISSN 1516-7313). Indexada ISILink
2010Ferreira, M.; Martins, I. & ABELHA, M.(2010).Políticas de currículo para o ensino da disciplina escolar Ciências.In M. L.Tura & C.Leite(Orgs.)Questões de Currículo e Trabalho Docente,pp. 213-232. Rio de Janeiro: Quartet (ISBN: 978-85-7812-042-9).Link
2010Martins, I.; Baptista, R. & ABELHA, M. (2010). Ciência, 5º ano. Alfragide: Editora Sebenta (ISBN: 9789727992683).
2008Martins,I.,ABELHA,M.,Roldão,M.&Costa,N.(2008).Impacte do Processo de Reorganização Curricular do Ensino Básico na área das Ciências e na relação do professor com o trabalho curricular.Revista Saber&Educar,n.13,263-273.(ISSN:0873-3600)
2007ABELHA, M., Martins. I., Costa, N. & Roldão, M. (2007). Impacte da reorganização curricular das ciências físicas e naturais nas dinâmicas de trabalho docente. Revista de Educação, 15(2), 79-95 (ISSN:0871-3928).Link
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