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Mestrado em Gestão

A academia e as empresas juntas no ensino da gestão

No mestrado em gestão o processo de aprendizagem desenvolve-se numa filosofia de complementaridade entre a excelência da academia e a experiência real do mercado de trabalho, contemplando-se inúmeras horas de aulas no formato “Seminários” para relato de casos vivos por parte de diversas empresas de referência em diferentes áreas de atuação, potenciando-se o networking e a empregabilidade do curso.

O contacto com a experiência e práticas empresarias em contexto académico permite potenciar as mais avançadas competências para a gestão da própria empresa e/ou para uma contribuição significativa no mundo empresarial mediante uma compreensão ampla, integrada e diferenciadora das principais áreas funcionais das organizações.

Alguns dos nosso parceiros para seminários:

Bosch, Efacec, Vida Económica, Follow Reference, Brandzone - Comunicação Marketing e Media, DOMP, Telles de Abreu & Associados, Grupo Onebiz

Na vanguarda do conhecimento

O mestrado em gestão foi adaptado às exigências e desafios de um mundo em constante mudança, cada vez mais global, cada vez mais digital, onde é forte o apelo a novos modelos de negócio e ferramentas de gestão disruptivas. Visando formar gestores que marcam a diferença nas organizações, o plano de estudos do mestrado em gestão contempla áreas tão proeminentes e trendy como a conceptualização, estruturação e análise de redes sociais, a utilização do business intelligence na gestão, o crowdfunding, o venture capital, a inovação tecnológica, disruptiva e aberta, entre muitas outras.

O curso confere 120 ECTS e tem a duração de dois anos. O período letivo concentra-se no ano 1, o qual se subdivide em 2 semestres com 30 ECTS cada. Os restantes 60 ECTS são obtidos a partir da dissertação, estágio ou trabalho de projeto a desenvolver ao longo do ano 2.

O primeiro ano do curso proporciona uma base sólida para a especialização, durante o ano 2, num tema específico da gestão de acordo com os interesses particulares, de forma essencialmente autónoma, embora beneficiando do acompanhamento de orientadores especializados e dedicados, através da realização de uma dissertação, ou, em alternativa, um estágio ou trabalho de projeto.

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30 vagas totais para candidatura. faça aqui a sua candidatura

duração de 2 anos

Anúncio n.º 45/2017 in Diário da República, 2.ª série — N.º 64 — 30 de março de 2017

Coordenação:

 Prof. Doutora Ana Paula Martins da Silva

 

Porquê escolher este curso?

Os desafios que atualmente se colocam às organizações apelam à atuação de profissionais de gestão altamente qualificados nas diferentes áreas funcionais, capazes de promover o seu alinhamento e de refletirem estrategica, analitica e criticamente sobre os modelos e práticas empresariais. Assim, o Mestrado em Gestão foi concebido para aqueles que pretendem deixar a sua marca no mercado de trabalho, seja em início de carreira, seja em busca da ascensão profissional, uma vez que o curso fomenta competências fundamentais de gestão, incidindo sobre as temáticas mais pertinentes e avançadas de âmbito organizacional. O curso privilegia a integração entre a teoria e a prática através de inúmeras horas de contacto no formato “Seminários” para relato de casos vivos, e através do recurso a metodologias de ensino que promovem o pensamento crítico e aplicado. As principais áreas qualitativas e quantitativas da Gestão são amplamente abarcadas pelo curso, proporcionando aos seus graduados competências transferíveis para uma variedade de funções laborais em qualquer setor de atividade. O Mestrado em Gestão visa ainda fomentar sólidos conhecimentos em métodos de investigação, trabalhando ferramentas proeminentes da recolha e análise de dados, fundamentais para investigação em contexto organizacional e posteriores cursos de doutoramento. Os mestrandos têm a possibilidade de se especializarem desenvolvendo dissertação, projeto ou estágio em áreas específicas da gestão.

 

O que dizem os docentes

     Carla Lobo

Tal como disse há tempos Paulo Portas, na altura Vice-Primeiro-Ministro Português, "as exportações são o porta-aviões da recuperação do país". Vem descolar connosco e aprender a gerir os Negócios Internacionais no Mestrado em Gestão da UPT!

  Cláudia Carvalho

As grandes marcas não anunciam produtos. Contam histórias memoráveis que despertam a atenção e o desejo do consumidor. O Storytelling é uma das ferramentas que ensinamos aos nossos estudantes.

João Miguel Lopes

Os meios digitais e a forma como estes têm evoluído ao longo da história transformaram por completo o processo de mediatização e o modo como nos relacionamos, consumimos e partilhamos conteúdos, produtos e serviços. Uma das consequências diretas deste facto é a transformação que os processos de marketing e comunicação têm sofrido, devido à influência destes meios e do poder das plataformas que os suportam. Neste mestrado aprendemos a compreender todo este novo paradigma, e ganhamos valências ao nível dos processos de marketing e comunicação, no âmbito dos meios digitais online.
Até breve.

Testemunho

Paulo Pereira

Depois de 16 anos de trabalho no sector bancário e segurador e após ter estudado Economia, Licenciatura em Gestão, MBA para Gestores de PME, estou a frequentar o Mestrado em Gestão. Tem sido com muita vontade que tenho investido neste ciclo de estudos pois o mercado de trabalho é cada vez mais exigente e as expectativas criadas à volta deste ciclo de estudos têm correspondido aos meus anseios principalmente com o método de ensino utilizado e com a ajuda sempre disponível dos professores e colegas do curso. Espero terminar com sucesso esta nova etapa da minha vida enquanto Gestor/Economista e profissional da área dos serviços financeiros e empresariais.

 

Saídas Profissionais

Todas as áreas da Gestão, em empresas, organizações sem fins lucrativos, e organismos públicos.

Objetivos

Os conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver são os seguintes:

  1. Analisar e encontrar respostas para os desafios estratégicos; 
  2. Construir uma carteira de clientes e alcançar novos mercados;
  3. Construir culturas organizacionais orientadas aos objetivos;
  4. Implementar assertividade e estratégia na comunicação interna/externa;
  5. Identificar, avaliar e implementar oportunidades de investimento em contexto nacional ou internacional;
  6. Interpretar e utilizar a informação financeira;
  7. Gerir eficazmente os relacionamentos com os stakeholders;
  8. Selecionar e usar os melhores meios de recolha, análise e síntese de informação tendo em vista a tomada de decisão;
  9. Compreender a interligação entre as várias dimensões da gestão, promovendo o seu alinhamento;
  10. Resolver conflitos/ineficiências organizacionais internos/externos;
  11. Implementar a investigação enquanto ferramenta para a resolução de problemas;
  12. Capacidade de comunicação escrita;
  13. Capacidade crítica e de reflexão;
  14. Capacidade de autoaprendizagem ao longo da vida.

Diploma ou certificado conferido

A conclusão do mestrado em gestão (120 ECTS) permite o acesso à Ordem dos Economistas.

Investigação

  • Gestão
  • Marketing
  • Finanças
  • Contabilidade
  • Recursos humanos

Corpo docente



 

Contactos

Coordenação: mest.Gestao@upt.pt

Gabinete de Ingresso da UPT

Drª. Margaret Amorim

Drª. Cristina Miranda

Contactos Tlf: 225 572 222 / 23 Tlm: 969 773 967 Nº Verde 800 270 201

Email: ingresso@upt.pt

Horário previsto de funcionamento

Regime de funcionamento diurno, concentrado em dois dias por semana:

- Segundas-feiras, 10:00-13:00, e 14:00-17:00

- Terças-feiras, 10:00-13:00 e 16:30-19:30*

* Os seminários realizam-se à terça-feira, entre as 18:00 e as 19:30.

Parcerias

 

 

Outras informações

Requisitos de ingresso

De acordo com as Normas Regulamentares do 2.º Ciclo de Estudos em Gestão, podem candidatar-se:

a)Titulares do grau de licenciado em Gestão, Economia ou áreas afins;

b)Titulares de um grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos em Gestão, Economia ou outras áreas, organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;

c)Titulares de um grau académico superior estrangeiro, em Economia, Gestão ou outras áreas, que o Conselho Científico reconheça satisfazer os objetivos do grau de licenciado;

d)Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que o Conselho Científico reconheça atestar capacidade para realização deste ciclo de estudos.

Plano de Estudos 2017/2018


1º Ano, 1º SemestreUnidade CurricularECTSTTPPLTCOTSEOTotal
Estratégia Empresarial525.54.530
Gestão Financeira625.54.530
Inovação e Empreendedorismo425.54.530
Marketing Empresarial524630
Teoria das Organizações43030
opcional Gestão de Projetos627330
opcional Metodologia de Investigação627330

1º Ano, 2º SemestreUnidade CurricularECTSTTPPLTCOTSEOTotal
Análise de Relatórios e Contas63030
Gestão de Operações e Cadeia de Valor522325
Gestão de Recursos Humanos512315
Negócios Internacionais524630
Sistemas de Suporte à Decisão525.54.530
opcional Direito do Trabalho414620
opcional Direito Empresarial42020

2º Ano, AnualUnidade Curricular (escolher 1 opcional de 3)ECTSTTPPLTCOTSEOTotal
opcional Dissertação60
opcional Relatório de Estágio603030
opcional Trabalho de Projeto603030

Horas de contacto brevemente disponíveis.

Nota: As UCs opcionais disponíveis serão definidas anualmente pela Direção do Departamento.

Plano Financeiro

Candidaturas (isento para alunos provenientes do 1º ciclo da UPT): 164,00 Euros

Seguro: 28,00 Euros

Matrícula: 305,00 Euros

Inscrição curricular anual: 305 Euros (174,00 Euros no ano da matrícula*)

Propina de frequência para 60 ECTS por ano (opções):

- 11 Prestações mensais setembro a julho: 341,00 Euros

- Semestral: 5 Prestações mensais por cada semestre (de 30 ECTS): 375,00 Euros/mês.

- Pagamento único anual (Desconto de 3%): 3.637,50 Euros

Notas: A propina de frequência do 2º ano do plano curricular é 50%. Valor do ECTS: 62,50 Euros

*Neste caso é paga em fevereiro.

 

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