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Licenciatura em Educação Social

A proposta do 1º ciclo em Educação Social integra-se numa dinâmica alargada decorrente do projecto de formação do Departamento de Psicologia e Educação da Universidade Portucalense Infante D. Henrique. Contando com o apoio de uma equipa de docentes e investigadores de reconhecido mérito académico e científico, este ciclo de estudos pretende, numa lógica de especialização progressiva, dotar os seus estudantes de um conjunto de competências científicas, técnicas e pessoais necessárias ao adequado desempenho da atividade profissional de educadores sociais.

 

No âmbito deste ciclo de estudos existem várias parcerias com instituições públicas e privadas. Com estas parcerias são desenvolvidos não só estágios, como também projetos de iniciação à investigação no âmbito de algumas unidades curriculares.

 

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30 vagas totais para candidatura.

duração de 3 anos

Anúncio n.º 46/2017 in Diário da República, 2.ª série — N.º 64 — 30 de março de 2017

Coordenação:

 

Prof. Doutora Maria das Dores Formosinho Simões

 

Porquê escolher este curso?

Consagrando uma formação de cariz teórico-prático que congrega saberes disciplinares das áreas educativas e das ciências sociais e do comportamento, o presente ciclo de estudos pretende dar resposta aos anseios de dois grandes grupos de destinatários: os estudantes provindos do ensino secundário que pretendem adquirir uma formação superior especializada que lhes faculte o acesso ao mercado de trabalho, como educadores sociais, e os profissionais que pretendem uma qualificação académica que lhes permita desenvolver uma carreira relacionada com a educação e a intervenção social.

Saídas Profissionais

Atento às novas problemáticas sociais decorrentes de aceleradas transformações que ameaçam enfraquecer a coesão comunitária e fazer entrar em ruptura formas primárias de solidariedade, o educador social age, dentro da pluralidade de padrões normativos e vivenciais que integram o tecido social, para capacitar os sujeitos a recomporem formas cívicas mais participativas de ligação à sociedade. Neste enquadramento, e de forma a promover o desenvolvimento comunitário através da satisfação de necessidades formativas e informativas das populações, o educador social desempenha funções de formação, consultadoria, orientação, gestão e dinamização cultural em vários tipos de serviços. No âmbito destas várias funções, o educador social polariza a sua atividade para o apoio psicossocial e educativo a indivíduos e grupos em situação de risco ou particularmente vulnerabilizados por condições pessoais e sociais deficitárias, designadamente grupos de idosos, membros de minorias étnicas, desempregados com dificuldades de adaptação sócio-laboral, imigrantes, sujeitos portadores de deficiência, mulheres vitimas de violência conjugal, e outros em situação de rutura social. Como contextos de atividade profissional, apontam-se, entre outros, os seguintes:

Comissões de Protecção de Crianças e Jovens, Ludotecas e ATL, Equipas locais de intervenção, Lares comunitários de crianças e jovens, Lares de idosos, Centros de dia, Centros de acolhimento para vítimas de violência conjugal, Universidades sénior, Serviços de Formação ocupacional e Integração profissional, Estabelecimentos prisionais, Associações de animação cultural, Serviços de apoio familiar e comunitário, Programas comunitários de educação ambiental, Serviços de apoio a sujeitos portadores de deficiência, Serviços de reabilitação de toxicodependentes, Serviços de imigração, ONGS, IPSS, Programas e projetos de promoção da saúde.

Objetivos

A qualidade formativa institui-se pelo desenvolvimento de um ambiente academicamente estimulante e favorável ao conhecimento e à inovação, que promove a autonomia de aprendizagem e a aquisição de competências, transversais e específicas, ajustadas ao perfil profissional. Para a concretização desse desiderato, e em consonância com as orientações da Direção do Departamento, a organização deste ciclo de estudos rege-se pelo novo paradigma de concepção do ensino superior, projetado para o espaço europeu e enquadrado numa lógica de valorização científica e desenvolvimento de competências que legitimem, nacional e internacionalmente, o perfil de formação adquirido. Nesta perspetiva, o curso estruturou-se segundo um conjunto de critérios e princípios curriculares que possibilitam que o licenciado fique capacitado para:

Objetivo 1: Fundamentar as bases conceptuais da Educação Social

Objetivo 2: Dominar princípios e estratégias de formação e intervenção socioeducativa

Objetivo 3: Aplicar as metodologias de investigação e desenvolver modalidades de avaliação de programas e projetos

Objetivo 4: Planificar e implementar programas de formação e intervenção social em âmbitos específicos

Objetivo 5: Atuar contextualmente e em conformidade com os princípios deontológicos da profissão.

Provas de ingresso

História, Geografia ou Português

Cursos de continuidade

Especializações:

A definir

Mestrados: Ciências da Educação

Diploma ou certificado conferido

Este curso confere um total de 180 ECTS, atribuindo o grau de Licenciatura.

Investigação

Em correspondência com a missão específica do ensino universitário, tem vindo a ser atribuída uma importância crescente à investigação e ao contributo que a mesma pode dar para a inovação, não só no domínio tecnológico, mas também no que à dimensão social diz respeito. Por tal razão, assume-se, como núcleo axial do projeto educativo e científico-cultural da licenciatura em Educação Social, a iniciação progressiva dos estudantes em práticas de investigação e o estabelecimento de parcerias institucionais para fomentar a qualidade e relevância da produção heurística dos docentes afetos ao curso.

Pretende-se, em larga medida, criar na comunidade estudantil hábitos e posturas inteletuais que os venham a motivar para a investigação.

Como linhas gerais de enquadramento das pesquisas promovidas no âmbito do curso, apontam-se as seguintes:

- Educação, Diversidade e Inclusão Psicossocial

- Educação e Promoção do Desenvolvimento

- Formação de Agentes Educativos

Projetos em curso

Os vários projetos desenvolvidos articulam-se em torno das linhas que foram definidas pelo NIDEPES e acima enunciadas.

Linha 1: Educação, Diversidade e Inclusão Psicossocial

1.1. Educação inclusiva e sucesso académico

1.2. Tecnologias educativas para a diversidade e inclusão

Linha 2: Educação e Promoção do Desenvolvimento

2.1. Intervenção Sócioeducativa e DesenvolvimentoComunitário

2.2. Cidadania, educação e valores

Linha 3: Formação de Agentes Educativos

3.1. Formação de Agentes Educativos e Culturas organizacionais

3.2. Modelos de Formação de Eduvadores Sociais

Corpo docente

Agostinho Barbosa Vieira Rodrigues Silvestre
Alexandra Maria Dantas Castro Araújo Mendes
Ana Albertina Fernandes Palheiros Conde
Ana Raquel Rodrigues da Costa Aguiar 
Ana Sílvia Albuquerque Oliveira Nunes
Ana Teresa Martins Ferreira de Oliveira
Casimiro Agueda de Azevedo
Cristina Sousa
Diana Vallescar Palanca
Isabel Cerca Miguel
Júlio Faceira Guedes
Maria da Conceição Dias Leite Freitas dos Santos
Maria Daniela Santos Nascimento
Maria das Dores Formosinho Sanches Simões
Marta Cristina Lopes Abelha
Miguel Jorge Rodrigues de Magalhães
Sandra Raquel Gonçalves Fernandes
Sara Margarida Soares Ramos Fernandes

 

Contactos

Coordenação do Curso

l.educacaoSocial@upt.pt

Secretariado do Departamento - Drª Anabela Guimarães, 6º piso

Gabinete de Ingresso da UPT

Drª. Margaret Amorim

Drª. Cristina Miranda

Contactos Tlf: 225 572 222 / 23 Tlm: 969 773 967 Nº Verde 800 270 201

Email: ingresso@upt.pt

 

 

Parcerias

Ao abrigo do Programa Erasmus tem-se estabelecido um intercâmbio de estudantes e docentes com as seguintes universidades:

- Universidade Aberta da Catalunha

- Universidade Complutense de Madrid

- Universidade de Santiago de Compostela

- Universidade de Alicante

- Universidade de Granada

Plano de Estudos 2016/2017


1º Ano, 1º SemestreUnidade CurricularECTS
Métodos e Técnicas de Investigação I6
Oficina de Língua Portuguesa3
Pedagogia Social5
Políticas de Ação Social5
Psicologia do Desenvolvimento5
Teoria da Educação6

1º Ano, 2º SemestreUnidade CurricularECTS
Animação Cultural em Contextos Educativos4
Ética e Educação5
Métodos e Técnicas de Investigação II6
Modelos de Intervenção Socioeducativa6
Sociedade da Informação e do Conhecimento3
Sociologia da Educação6

2º Ano, 1º SemestreUnidade CurricularECTS
Educação para a Saúde5
Formação de Adultos5
Mediação Educacional4
Planeamento, Gestão e Avaliação de Projetos Sociais5
Psicologia Social5

2º Ano, 2º SemestreUnidade CurricularECTS
Educação e Interculturalidade5
Educação e Processos de Comunicação5
Estratégias de Inclusão Social5
Intervenção nos Comportamentos Desviantes5
Serviços Culturais, Educação e Lazer4

2º Ano, AnualUnidade CurricularECTS
Estágio 112

3º Ano, 1º SemestreUnidade CurricularECTS
Deficiências e Construção dos Projetos de vida5
Empreendedorismo5
Intervenção Socioeducativa com Crianças e Jovens4
Pedagogia e Intervenção Familiar5
Pedagogia Penitenciária e de Reinserção Social4

3º Ano, 2º SemestreUnidade CurricularECTS
Intervenção Socioeducativa para o Envelhecimento Ativo6
Organização e Gestão das Instituições Socioeducativas4
Processos de Formação e Aquisição de Competências5
Psicologia das Organizações4
Género e Educação4

3º Ano, AnualUnidade CurricularECTS
Estágio 214

Nota: As UCs opcionais disponíveis serão definidas anualmente pela Direção do Departamento.

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