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Mestrado em Turismo e Hospitalidade

Neste ciclo de estudos abordam-se questões da hospitalidade e das suas dimensões, tendo por base o conhecimento conceptual do pensamento teórico das tendências da área. Hospitalidade, neste contexto, é entendida simultaneamente como uma atividade económica e como um fenómeno cultural, “uma procura intelectual das dimensões sociais, juntamente com as de natureza económica”, que tem como elementos fundamentais da hospitalidade: a satisfação do consumidor, a competitividade e colaboração, o desenho e melhoria dos serviços, a gestão da relação entre cliente-prestador e a gestão dos serviços de hospitalidade.

Conhecendo estas dinâmicas e a sua implementação, a ação do profissional de turismo, nos diversos contextos de trabalho, afirma-se como uma oportunidade diferenciadora, inovadora, implementadora de um sistema de qualidade e incrementadora do aumento da competitividade, quer das empresas, quer dos destinos turísticos. Assim, este mestrado coloca-se no alcance de uma formação que visa:

a) A gestão das operações na ótica da qualidade da prestação dos serviços adequada à diversidade dos consumidores;

b) A gestão do relacionamento e da interação entre a comunidade anfitriã, na defesa e salvaguarda da sua cultura e património e os visitantes;

c) O planeamento estratégico pensado para o acolhimento, refletindo sobre questões sociais e individuais;

d) A informação turística e marketing estratégico diferenciadores no acesso aos consumidores;

e) A autenticidade e originalidade dos espaços sociais e culturais, dos equipamentos, dos recursos turísticos como prioridade;

f) O planeamento e gestão de eventos cultural, social e individualmente diferenciados.

Este 2º ciclo preocupa-se, também, com as dimensões da investigação como suporte fundamental à prática de trabalho como meio de crescimento pessoal e social dos profissionais.

O programa de mestrado irá expandir a oferta de formação pós-graduada na área emergente do turismo e hospitalidade, contribuindo para o sistema económico regional e nacional. Os alunos serão estimulados a produzir com base na forte relação com organizações do sector, as quais serão integradas nos projetos de investigação e convidadas a contribuir no estudo das necessidades do mercado de trabalho.

Pretende-se, com este programa de mestrado, promover a criação de sinergias no âmbito da cooperação com as organizações do sistema turístico, com vista ao desenvolvimento dos territórios e das várias dimensões da hospitalidade a eles associadas.

Pretende-se, ainda, desenvolver o intercâmbio académico com outras instituições nacionais e internacionais de ensino superior. Em suma, os estudantes do ciclo de estudos serão dotados de competências que lhes permitirão contribuir ativamente para o posicionamento do turismo a um nível empreendedor, inovador e imbuído de pensamento dirigido às pessoas, às comunidades e ao seu património e cultura.

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20 vagas totais para candidatura.

duração de 2 anos

Coordenação:

Prof. Doutor Jorge Marques

 

Porquê escolher este curso?

Este ciclo de estudos veicula uma formação especializada na área do Turismo e Lazer que se apresenta como sequencial e complementar à ministrada nos 1ºs ciclos de estudo em Turismo, Gestão, Gestão Hoteleira, Economia, Marketing, Ciências Sociais, Geografia, áreas do Património, Planeamento Regional e Urbano, e áreas afins. A filosofia que está na base da estrutura curricular do mestrado em Turismo e Hospitalidade promove a compreensão e o domínio da hospitalidade nas áreas do saber do turismo, assentes num espirito de curiosidade, criatividade, inovação e empreendedorismo, em estreita interação com as empresas e organizações. A aprendizagem é centralizada no estudante, promovendo o desenvolvimento de capacidades de trabalho autónomo e de reflexão analítica e crítica, bem como uma forte consciência social e cultural. As metodologias de ensino/ aprendizagem fomentam as competências técnicas e científicas do Turismo, Lazer e Hospitalidade tendo por base as necessidades dos consumidores, o envolvimento das comunidades locais e o desenvolvimento sociocultural do território assente na colaboração com instituições, empresas e organizações parceiras. Desta forma, promove-se uma maior ligação ao mercado do sector, ao nível do ensino, da empregabilidade e da investigação aplicada.

Saídas Profissionais

  • Organizações promotoras do acolhimento, do destino e dos produtos turísticos (organizações nacionais, regionais e municipais do turismo);
  • Gestão de projetos de consultoria e planeamento;
  • Gestão do acolhimento em empresas e organizações turísticas, dos diversos subsectores do Turismo, tais como unidades de alojamento, restauração, empresas e organizações de animação turística, transportes turísticos, atividades culturais, de recreio e lazer;
  • Associações profissionais do sector;
  • Organização e gestão de eventos;
  • Guia-Intérprete Nacional;
  • Guia de Museus, Monumentos e Sítios e Conjuntos do Património Nacional; 
  • Gestão do património;
  • Empresas do setor do Turismo.

Objetivos

São objetivos do ciclo de estudos que os alunos sejam capazes de:

  1.  Entender o conceito de hospitalidade adquirindo saberes e competências que permitam agir com qualidade e inovação nos domínios dos interesses socioculturais dos consumidores;
  2.  Aplicar técnicas especializadas de investigação e de projeto, nos domínios do turismo e hospitalidade;
  3.  Compreender a importância da colaboração da comunidade e das instituições no desenvolvimento de uma identidade cultural e patrimonial no âmbito do acolhimento, da salvaguarda e da comunicação de valores culturais e patrimoniais;
  4. Conhecer as estratégias de marketing aplicadas aos contextos da hospitalidade em turismo;
  5. Compreender a importância de um planeamento em turismo e lazer apoiado em dinâmicas de observação, monitorização, análise critica a aplicar no desenvolvimento do território e competitividade do sistema turístico;
  6. Conhecer as operações nos domínios da hospitalidade tendo em conta o desenvolvimento pessoal e profissional dos recursos humanos e o acolhimento dos públicos do Turismo.

Diploma ou certificado conferido

Mestre em Turismo e Hospitalidade

Especialização em Turismo e Hospitalidade no final do 1º ano

Investigação

No âmbito das unidades curriculares de dissertação, projeto e estágio, das atividades de investigação desenvolvidas no Departamento de Turismo, Património e Cultura e das parcerias estratégicas estabelecidas em empresas e organizações do sector, serão desenvolvidas as seguintes linhas de investigação:

  • Território e gestão do património
  • Língua, diversidade e identidade
  • Turismo religioso
  • Cultura, gastronomia e enoturismo
  • Inovação em Turismo

Projetos em curso

Existem diversos projetos em curso no âmbito das atividades de investigação do Departamento de Turismo, Património e Cultura nos domínios do Turismo e Hospitalidade, nomeadamente:

  • Análise dos stakeholders do Enoturismo no Douro
  • Análise dos stakeholders do Turismo Religioso no Porto
  • Itinerários no Turismo Religioso
  • Competências do Técnico de Turismo
  • Ameaças do Turismo e Património
  • Turismo Natureza e Desenvolvimento do Território

Contactos

Coordenação: mest.turismoHospitalidade@upt.pt

Gabinete de Ingresso da UPT

Drª. Margaret Amorim

Drª. Cristina Miranda

Contactos Tlf: 225 572 222 / 23 Tlm: 969 773 967 Nº Verde 800 270 201

Email: ingresso@upt.pt

 

Horário previsto de funcionamento

Sexta feira – 18h-21h30

Sábados – 9h-13h30

 

Outras informações

Requisitos de ingresso

Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em Turismo, Gestão, Ciências Sociais, áreas do património, Geografia, Gestão Hoteleira e áreas afins;

Titulares de grau académico superior estrangeiro de um Estado aderente que acorde com princípios do Processo de Bolonha em Turismo, Gestão, Ciências Sociais, áreas do património, Geografia, Gestão Hoteleira e áreas afins;

Titulares de um grau académico superior estrangeiro reconhecido pelo Conselho Cientifico;

Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, reconhecido Conselho Científico.

Plano de Estudos 2016/2017


1º Ano, 1º SemestreUnidade CurricularECTS
Conceção de Projetos em Turismo e Hospitalidade6
Hospitalidade e Turismo: Abordagens Teóricas e Tendências6
Metodologia de Investigação7
Património, Cultura, Turismo e Hospitalidade6
Opção5

1º Ano, 2º SemestreUnidade CurricularECTS
Inovação em Turismo e Hospitalidade7
Marketing Estratégico6
Operações em Turismo e Hospitalidade6
Planeamento e Estratégia em Turismo e Lazer6
Práticas em Eventos, Turismo e Hospitalidade5

2º Ano, AnualUnidade Curricular (escolher 1 opcional de 3)ECTS
opcional Dissertação60
opcional Estágio60
opcional Projeto60

Nota: As UCs opcionais disponíveis serão definidas anualmente pela Direção do Departamento.

Corpo docente


DocenteEmail
Inês Cláudia Rijo de Carvalhoicarvalho@upt.pt
Isabel Maria Marinho Vaz de Freitasimmvdfbc@upt.pt
Jorge Humberto Soares Marquesjorgem@upt.pt
Jose Manuel Alves Tedimjmat@upt.pt
Josefina Olivia Marques Godinho Salvadojosefinas@upt.pt
Maria Manuela Barreto Nunes Lopes Estevesmnunes@upt.pt
Pedro Jorge Nunes Ferreirapferreira@upt.pt
Sandro Carnicellisandroc@upt.pt
Susana Isabel da Silva Ribeirosribeiro@upt.pt

Plano Financeiro

Candidaturas (isento para alunos provenientes do 1º ciclo da UPT): 162,00 Euros

Seguro: 27,00 Euros

Matrícula: 300,00 Euros

Inscrição curricular anual: 300 Euros (171,00 Euros no ano da matrícula*)

Propina de frequência para 60 ECTS por ano (opções):

- 11 Prestações mensais setembro a julho: 336,00 Euros

- Semestral: 5 Prestações mensais por cada semestre (de 30 ECTS): 369,60 Euros/mês.

- Pagamento único anual (Desconto de 3%): 3.585,12 Euros

Notas: A propina de frequência do 2º ano do plano curricular é 50%. Valor do ECTS: 61,60 Euros

*Neste caso é paga em fevereiro.

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